Pousada 14 Bis - Petrópolis / RJ | Santos Dumont
Santos Dumont
Voltar
Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX.1 Com a vitória no Prêmio Deutsch, ele também foi, portanto, o primeiro a cumprir um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e populares.2
Santos Dumont também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina. Em 23 de outubro de 1906, ele voou cerca de 60 metros a uma altura de dois a três metros com o Oiseau de Proie' (francês para "ave de rapina"), no Campo de Bagatelle, em Paris. Menos de um mês depois, em 12 de novembro, diante de uma multidão de testemunhas, percorreu 220 metros a uma altura de 6 metros com o Oiseau de Proie III. Esses voos foram os primeiros homologados pelo Aeroclube da França de um aparelho mais pesado que o ar,3 e possivelmente a primeira demonstração pública de um veículo levantando voo por seus próprios meios, sem a necessidade de uma rampa para lançamento.
Apesar de os brasileiros considerarem Santos Dumont como o responsável pelo primeiro voo num avião, na maior parte do mundo o crédito à invenção do avião é dado aos irmãos Wright. Uma excepção é a França, onde o crédito é dado a Clément Ader que efectuou o primeiro voo de um mais pesado que o ar propulsionado a motor e levantando voo pelos seus próprios meios em 9 de Outubro de 18904 5 6 . A FAI, no entanto, considera que foram os irmãos Wright os primeiros a realizar um voo controlado, motorizado, num aparelho mais pesado do que o ar7 , por uma decolagem e subsequente voo ocorridos em 17 de dezembro de 1903 no Flyer, já que os voos de Clément Ader foram realizados em segredo militar, vindo-se apenas a saber da sua existência muitos anos depois8 9 10 . Por outro lado, o 14-Bis de Dumont teve uma decolagem autopropulsada, reconhecida oficialmente por publico e jornalistas, tendo sido a primeira atividade esportiva da aviação a ser homologada pela FAI.
1873. 20 de julho, nasce Alberto Santos Dumont , na Fazenda Cabangu, Distrito de João Aires, em Minas Gerais, sexto filho do engenheiro Henrique Dumont e Francisca Santos Dumont, e neto do francês François Dumont, joalheiro que viera tentar fortuna em Diamantina.
1891. O jovem Alberto parte com a família para Paris, admira os poucos automóveis que circulam nas ruas, compra um Peugeot que traz para São Paulo.
1892. É emancipado, recebe uma fortuna do pai, volta a Paris para estudar. Morre seu pai.
1898. Santos Dumont sobe no primeiro balão de sua invenção, o Brasil (113m3), que apresenta vários aperfeiçoamentos sobre os aeróstatos da época. - S-D. " Nº1 " (186m3) e S-D. " Nº2 "(200m3)
1889. Constrói seu primeiro hangar, em Saint-Cloud. - S-D. " Nº3 " (500m3)
1900. S-D. " Nº4 " (420m3)
1901. S-D. " Nº5 " (550m3). 19 de Outubro: Santos Dumont, vence o prêmio Deutsch de la Meurthe, saindo de Saint-Cloud, contornando a Torre Eiffel e voltando ao ponto de partida no seu Balão Dirigível - S-D. " Nº6 " (622m3): uma combinação de balão com motor-leme.
1902. S-D. " Nº7 " de Corrida (1257m3).
1903. Toda a Paris da belle époque aplaude o famoso inventor brasileiro que, na Balladeuse , "Nº9" (220m3), voa de um lado para o outro sobre os tetos de Paris.
1904. S-D. " Nº10 " - "Omnibus" (2010m3)
1905. S-D. " Nº11 " - Aeroplano monoplano, 2 hélices (22m2) ; S-D. " Nº12 " - Helicóptero com duas hélices ; S-D. " Nº13 " - Balão semi-rígido (1902m3) e S-D. " Nº14 " - Dirigível (186m3).
1906. Finalmente, a grande vitória de Santos Dumont: constrói o aeroplano 14 BIS , aparelho autônomo com motor a gasolina e vence o prêmio Archdeacon, elevando-se ao ar e percorrendo 100m a 80 cm do solo, na pista de Bagatelle, Paris.
1907. S-D. " Nº15 " - Aeroplano biplano de madeira compensada e o Deslizador 100HP Antoinette; S-D. " Nº16 " - Dirigível aeroplano misto (99m3) ; S-D. " Nº17 " - Aeroplano biplano, motor Antoinette 100 HP ; S-D. " Nº18 " e o S-D. " Nº19 " - Demoiselle , aeroplano monoplano com motor Dutheil- Chalmers.
1908. S-D. " Nº20 " - Demoiselle , o mesmo aeroplano modifica-do com motor Antoinette. 1909. S-D. " Nº21 " - Demoiselle , Aeroplano monoplano como "Nº19", fuselagem triangular, peso de 118kg e motor Darracq - S-D. " Nº22 " , como o " Nº21 " somente mais reforçado e com motor Bayard.
1910. Encerrou sua carreira de aviador. Era o único aeronauta a possuir os 4 certificados de piloto: de balão livre, de dirigível, de biplano e de monoplano.
1914. Eclode a I Guerra Mundial. Com a utilização do avião, Santos Dumont sente-se culpado e deprimido.
1932. 9 de julho: Eclode a Revolução Constitucionalista contra o governo de Getúlio Vargas. Aviões federais vão bombardear Santos. A doença vence o inventor. 23 de julho: Com 59 anos, Alberto Santos Dumont suicida-se.
Nome: Alberto Santos Dumont
Nascimento: 20 de julho de 1873 - Palmira (renomeado em sua honra Santos Dumont), Minas Gerais
Morte: 23 de julho de 1932 (59 anos) - Guarujá, São Paulo
Nacionalidade: Brasileiro
Ocupação: Aeronauta e inventor
Principais trabalhos: 14-bis Demoiselle
Prêmios: Prêmio Deutsch, Prêmio Archdeacon
Assinatura:
Dirigível número 1
Santos Dumont contornando a Torre Eiffel com o dirigível número 5
14 Bis
Dirigível número 9
Dirigível número 3
Veja nossas acomodações
Voltar
Rua Buenos Aires, 192 - Centro - Petrópolis / RJ
(24) 2231-0946 / (24) 2235-9603
pousada14bis.petropolis@gmail.com
/Pousada-Quatorze-Bis